Yoga para a Vida
Em geral as pessoas acham que Yoga é só meditação, porém é muito mais que isso, é uma filosofia que te guia para um estilo de vida mais equilibrado. Yoga significa " aquietação da mente agitada" e "união, entre corpo, mente e espírito" Como colocar isso na prática dentro e fora do tapetinho? Para isso existem alguns princípios de conduta moral e ética que nos ajudam a viver o Yoga, eles são os Yamas (disciplinas éticas) e Nyamas (disciplinas individuais).
Primeiramente os princípios éticos e morais, os Yamas:
Ahimsa - Não violência. Entende-se que toda criatura tem direito a vida, o yogue contempla a criação com amor e respeito, entre homens, animais, florestas, etc.
Satya - Verdade. Ser verdadeiro com si mesmo e com os outros, viver no caminho da verdade é liberdade.
Asteya - Não roubar. Compreende que apropriação indébita, quebra de confiança, má administração e mau uso.
Brahmacharya - Continência sexual. Adaptando a nossa realidade, podemos entender que o sexo é sagrado e é uma energia muito potente, deve ser feito com amor e proposito. Não dispersando a energia de criação.
Aparigraha - Não cobiçar, controlar o vicio de possuir. Entende-se como não acumular. Desenvolver a capacidade de ser satisfeito com o que tem e fazer bom uso dos objetos.
Agora falando sobre os princípios de disciplina individual, os Nyamas:
Saucha - Limpeza, bons hábitos. Asanas (posturas) purifica e tonifica o corpo, removendo toxinas e Pranayamas (exércitos respiratórios) limpam, arejam os pulmões, oxigena o celebro e purificam os nervos. O efeito mais importante é a depuração da mente, desligando de emoções, sentimento ruins e pensamentos impuros. Muito importante também é a limpeza do ambiente em que vivemos e dos alimentos que comemos.
Santosa - Contentamento, gratidão. Uma mente descontente não consegue se concentrar. Foca nas coisas boas.
Tapas - Esforço, autodisciplina. Ação em busca do objetivo, ter clareza com o que realmente quer e ter disciplina diária para alcança-los.
Svadhyaya - Estudo, educar-se. Absorver conhecimento por meio de literatura, vivências culturais, etc.
Isvara Pranidhana - Fé, dedicação ao Criador. Confiar no invisível.
Esses princípios foram escritos há mais de 200 a.C. no Tratado de Yoga Sutras de Patanjali e continuam pertinentes em nossas vidas.
Namastê
